Livro

Direito Penal e Processo Penal em Cabo Verde – Uma Introdução

2017


Centro De Estudos Judiciários

Sobre:

No âmbito da cooperação institucional entre Portugal e Cabo Verde, o Centro de Estudos Judiciários foi chamado a organizar um Curso de Formação Inicial para Magistrados de Cabo Verde, que decorreu em Lisboa, no Centro de Estudos Judiciários, entre 14 de Abril e 4 de Outubro de 2016. Este curso de formação inicial teorico-prático foi especialmente concebido e planificado para a formação inicial de Magistrados de Cabo Verde, atendendo sempre ao direito vigente neste país, sendo que inicialmente se destinava apenas a Magistrados do Ministério Público (8 Procuradores Assistentes), mas acabou por ser alargado à participação de Magistrados Judiciais (7 Juízes Assistentes). Esta publicação engloba as principais temáticas (mas não únicas) ministradas na Jurisdição de Direito e Processo Penal, que contou com um total de 78 horas de formação:

1. Direito Penal Constitucional: princípios fundamentais e garantias do processo penal.

2. Habeas corpus e indemnização em virtude de privação ilegal da liberdade.

3. Aplicação da lei penal e processual penal no tempo e no espaço.

4. Suficiência da acção penal.

5. Regras e conflitos de competência.

6. Sujeitos do processo penal e outros intervenientes no processo. Impedimentos, suspeições e escusas.

7. Legitimidade e competência do Ministério Público para promover o processo penal. Notícia do crime. Queixa: legitimidade, caducidade, desistência e renúncia.

8. O Ministério Público e os Órgãos de Polícia Criminal. A Lei de Investigação Criminal (Lei nº30/VII/2008, de 21 de Julho).

9. Publicidade do processo e segredo de justiça.

10. Medidas cautelas processuais: Detenção. Constituição de arguido, estatuto processual do arguido e seu interrogatório.

11. Nulidades, irregularidades e demais excepções.

12. Prova: princípios gerais sobre recolha e produção de prova, princípios gerais ligados à sua apreciação e valoração. Métodos proibidos de prova.

13. Meios de prova (prova testemunhal, prova por declarações de arguido e de coarguido; prova por declarações do assistente e das partes civis; prova por acareação; prova por reconhecimento; prova por reconstituição do facto; prova documental e prova pericial). 2

14. Medidas preventivas e meios de protecção e de obtenção de prova (exames, revistas, buscas e apreensões).

15. Encerramento da Instrução: prazos de duração máxima da Instrução, comunicação dos actos, conceito de indícios suficientes. Arquivamento da Instrução. Arquivamento em caso de dispensa de pena. Suspensão provisória mediante injunções. Acusação.

16. Audiência contraditória preliminar.

17. Recursos em processo penal.

18. Processos especiais (processo sumário, processo de transacção e processo abreviado).

Integra ainda trabalhos elaborados pel@s Auditor@s de Justiça, hoje Magistrad@s de Cabo Verde, que serviram de base a apresentações feitas em sessão no âmbito dos crimes contra as pessoas, crimes contra o património e contra a fé pública, crimes contra a administração e realização da justiça e crimes relativos ao exercício de funções públicas.

Finalmente, esta publicação inclui ainda uma referência à Legislação de Cabo Verde e em breve será enriquecida com Jurisprudência dos Tribunais de Cabo Verde.

Esta publicação, como não poderia deixar de ser, é dedicado aos Juízes Assistentes e Procuradores Assistentes que integraram este Curso de Formação Inicial para Magistrados de Cabo Verde, pois só com eles e por causa deles tem razão de existir.

Um agradecimento sentido a tod@s e a cada um del@s, reconhecendo os seus méritos pelos excelentes resultados que alcançaram, e recordando com saudade a sua alegria e a dedicação e empenho com que abraçaram a formação.


Ficha técnica

Título: Direito Penal e Processo Penal em Cabo Verde – Uma Introdução

Autor(es): Centro de Estudos Judiciários

Ano: 2017

Instituição: Centro de Estudos Judiciários

Páginas: 756

Língua: Português

Copyright: CC Outro

Decisão