Artigo

Universidades e o mercado institucional de alimentos: o exemplo da university of british columbia (ubc), em vancouver, no canadá

REDES - Revista do Desenvolvimento Regional, Vol. 24, No. 1, 45-61


Estevan Leopoldo De Freitas Coca

Sobre:

Problemas atuais como as mudanças climáticas, a financeirização de bens básicos (ar, água e alimentos, por exemplo) e o paradoxo entre a fome e a obesidade fazem com que uma grande atenção pública seja direcionada aos sistemas agroalimentares. dentre as diversas ações que têm visado mitigar ou solucionar esses problemas consta a reorientação dos mercados institucionais de alimentos. nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo discutir políticas alimentares que têm sido implementadas pela university of british columbia (ubc), em vancouver, no canadá, devido ao fato dela possuir dentre os seus principais objetivos institucionais o vínculo entre seu sistema agroalimentar e a sustentabilidade. como referência teórica é utilizada a abordagem community-campus engagement (engajamento entre o campus e a comunidade - cce), pois esta possibilita a leitura sistêmica das interações entre as unidades acadêmicas e a população local. foram utilizados como procedimentos metodológicos a análises de documentos institucionais, a aplicação de entrevista semiestruturadas e a observação participante. conclui-se que o entendimento da participação da ubc no mercado institucional de alimentos deve levar em consideração a relação dialética entre produção, comercialização e consumo, tendo como base suas interações com a comunidade local.

Palavras-chave:


( ) y
Ficha técnica

Título: Universidades e o mercado institucional de alimentos: o exemplo da university of british columbia (ubc), em vancouver, no canadá

Autor(es): Estevan Leopoldo de Freitas Coca

Páginas: 9

Copyright (revista): CC BY

Decisão